Este espaço, é voltado para pessoas que queiram trocar idéias sobre educação de forma geral, reflexões e práticas que venham contribuir para nosso crescimento...
"Fale, e eu esquecerei; Ensine-me, e eu poderei lembrar; Envolva-me, e eu aprenderei." ( Benjamin Franklin

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Bons sonhos...


A hora do soninho está inserida na rotina de qualquer bebê, e dentro das instituições infantis esse processo não poderia deixar de existir.


Bebês precisam de muito mais horas de sono que um adulto, e por isso a importância das sonecas durante o dia.

Durante o sono, nosso organismo produz um hormônio chamado Growth Hormane, conhecido como GH, que é essencial para o crescimento de ossos e músculos. Logo, quando nossas avós diziam que a criança precisa dormir para crescer, estavam mais uma vez corretas, pois este é um fato cientificamente comprovado.

Hoje estou aqui pra falar da hora do soninho dentro dos CEIs.

A proposta é a de respeitar o ritimo biológico de cada criança e ao mesmo tempo propor um momento de descanso para que o organismo possa realizar melhor o metabolismo dos alimentos e manter o apetite em equilíbrio (reparem como os bebês e crianças pequenas, se alimentam antes de dormir e acordam ansiosos pelo momento de lactação), para evitar fadiga, para a reposição de energia, ajudando no crescimento e também na fixação e entendimento dos conceitos aprendidos, além de ser uma necessidade fisiológica, as vezes mais intensa para uns e menos para outros. Enfim essa pausa se faz necessária.

O dormir não deve ser uma imposição, porém devemos trabalhar com a criança de modo que absorva a necessidade do descanso, mesmo que ainda não se comunique com a fala formal. Não se trata de fazer a criança dormir, e sim ensiná-la que dormir ou descansar  faz bem  e é gostoso.
Diante destas informações é hora de colocar em prática este momento tão importante  na rotina das crianças.

Através de estudos, pesquisas e vivências, percebo que algumas atitudes podem facilitar tanto para a criança, quanto para o professor que, o momento do soninho aconteça da forma mais natural possível:

 * Local adequado.  Um ambiente aconchegante, com luminosidade reduzida, colchões  com livre acesso para a criança deitar ou levantar (antes de engatinhar, faz-se necessário um berço adequado), roupas de cama limpas e até mesmo uma musiquinha em som instrumental num volume bem baixinho que também ajuda a criança a relaxar antes de adormecer. E segundo  Damaris Maranhão, formadora do Instituto Avisa Lá,Em São Paulo, "A área pode ser separada da sala de atividades, por um vidro para possibilitar a supervisão constante." " O local não precisa ser usado somente para esse fim, mas tem de estar sempre disponível para quem quiser descansar." Façamos então nossas adaptações, transformamos  nossa sala de atividades nos momentos do sono,  retirando tudo que faça uma poluição visual inadequada para o sono.
*Manter rotina no horário do sono. Isso ajuda muito, pois a criança pequena necessita saber o que vai acontecer depois, ter conhecimento prévio de uma programação diária, assim sabe o que esperar e tem maiores chances de adormecer, e isso lhe dá segurança para passar o dia, seja na escola ou em casa, portanto ter um horário fixo pra que o momento do descanso aconteça faz parte do equilíbrio emocional da criança.
*Oferecer um objeto de estimação. Chupetas, fraldinhas, bichinhos de pelúcia, travesseiro, são ótimos para aconchegar a criança (quem não tem seu pijama, seu travesseiro ou sua coberta preferida, que te faz dormir melhor? Até trocar o lado da cama nos incomoda para dormir. Imaginem um bebê?) Como vimos no artigo sobre Os sentidos, os bebês tem um excelente olfato, e nada melhor que sentir o cheirinho de seus pertences, que os remetem a boas lembranças para que adormeçam com tranquilidade.
*Deixar a criança pegar no sono sozinha. Isso com bebezinhos é mais difícil, então se preciso for deite-se com ele em colchonetes até adormecerem, mas de modo geral, o ideal é que adormeçam sozinhos.O ideal seria deitá-los antes de terem dormido, ainda sonolentos , porém acordados, assim  na medida que forem crescendo não sentirão a necessidade de dormir na cama dos pais, ou até mesmo com tv ligada.

A especialista Jill Spivack, autora do um livro "The sleepeasy solution" que fala sobre como fazer crianças de até 5 anos dormirem bem  afirma: Quando ficam cansadas demais, têm dificuldades de pegar no sono e de dormir um sono tranquilo". 
Portanto cuidados e preparo para esse momento são tão imprescindíveis!

Postagem republicada

Nenhum comentário:

Postagens populares