Este espaço, é voltado para pessoas que queiram trocar idéias sobre educação de forma geral, reflexões e práticas que venham contribuir para nosso crescimento...
"Fale, e eu esquecerei; Ensine-me, e eu poderei lembrar; Envolva-me, e eu aprenderei." ( Benjamin Franklin

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Chico e Vinícius para Crianças..

Trabalhar poesia com os bebês pode ser muito divertido.Apresente aos Bebês algumas poesias, de forma dinâmica e lúdica estaremos estimulando a sensibilidade  e a criatividade, além de ampliação do repertório de canções e brincadeiras.O prazer de ler e ouvir apenas pelo prazer de estar ali, também é fundamental. Precisamos resgatar esse hábito de ler e ouvir apenas pelo prazer de fazê-lo, sem necessariamente ler ou ouvir porque tem que ser, ou porque alguém está nos cobrando isso.. desenvolver essa habilidade com nossos bebês é muito importante! Algumas sugestões de se trabalhar poesias de Vinícius de Morares e Chico Buarque, partem da leitura da poesia, da audição das músicas e a visualização dos clips em DVD, em seguida trabalhos artísticos finalizam a sequência didática.  

A Bailarina
Painel das piruetas. Monte um painel com as bailarinas de jornal, recorte varias partes da bailarina em jornais e revistas e de para as crianças montarem com  colagem de sobreposições. 

Bicharia. 
Será interessante apresentar esse musical para as crianças, elas adoram nos ver fantasiados...Que tal se organizar com a equipe escolar, ou até mesmo convidar pessoas da comunidade para ensaiarem e se apresentarem numa festa dos aniversariantes por exemplo? Seria sucesso total entre nossos pequenos. 

O Pato 


A Foca


O Leão

Para o fantoche, amplie a imagem do  leão de acordo com o tamanho do saquinho de papel que irá usar, ofereça para as crianças pintar, recorte em duas partes, cabeça e boca. Cole a cabeça na parte dobrada no fundo do saco e a boca  no "corpo" do saco como na imagem.. aí é só brincar...

Aquarela 


Apresente essa técnica para as crianças, eles vão adorar a novidade, no inicio use cartolina ou canson pois possuem maior porosidade e "seguram" melhor a tinta. 

A Casa
 Use a criatividade e recicle!!

O Relógio 
Todos sabem co mo a rotina é importante para a criança pequena, dentro e fora da escola. Confeccione um relógio com imagens da rotina assim eles saberão se já é hora desta ou daquela atividade, proporcionando segurança e tranquilidade para a criança que saberá o que vai acontecer daqui a pouco.


As Professoras Elisangela Melo e Elaine Cristina, Cei Jd. São Vicente, compartilham conosco fotos do projeto que desenvolveram com crianças do berçário II, em 2012. Sua sequência foi a seguinte; 1- Apresentação do escritor para as crianças, Foto e Vídeo. 2- Apresentação do poema escrito no Painel Poético. (montado na sala com papel laminado) O poema era lido todos os dias, acompanhado pela musicalização do cd, e as crianças foram fazendo a associação visual e auditiva de cada poema.3- O cd de áudio foi repassado aos pais para que pudessem brincar com as musicas, com as crianças, em casa também. 4- Trabalhou também as ilustrações que estavam no Painel junto com a escrita dos poemas,  e imitavam os bichinhos. 5- Utilizou também vídeos retirados do Youtube para apresentar os bichos as crianças. 6- Ao final, com o auxílio da professora, produziram ilustrações com materiais recicláveis. 7- Concluiu  montando um portfólio para cada criança com as atividades realizadas. Vejam algumas fotos:



Parabéns Professoras Eli e Elaine!


Espero que tenham gostado, e que compartilhem essa ideia. Adapte para sua realidade, faixa etária, usando sua criatividade para enriquecer os trabalhos, dando sempre uma pitada da sua personalidade nos trabalhos.

x

7 comentários:

@jjchicoli disse...

tenta de novo Eli

@jjchicoli disse...

teste

Anônimo disse...

Teste

Casamento Candida e Peralta disse...

Oi Janaina! Parabéns pelo blog!!!!Amei! Estou adorando todos os post!!!
Chico e Vinicius para crianças, é maravilhoso!Comprei quando a Luiza ainda estava em minha barriga e colocava para ela escutar, quando ela nasceu ficava calminha quando escutava as musicas!
Esse CD é uma das provas que podemos desenvolver um bom gosto musical nas crianças ainda na primeira infância, e que ja há muito tempo existe compositores que não tratam nossos pequeninos como "bobos" e sim como pequenos seres pensantes! Será que eles seriam os avós do Palavra Cantada!kkkk Bjs

Cristine disse...

Adorava utilizar poesias para alfabetizar. Me deu saudade... Parabéns pela contribuição!!!

@jjchicoli disse...

Que bom que está gostando Can...continue acompanhando, tenho certeza que irá gostar dos próximos posts também Bjss

@jjchicoli disse...

É Cris, eu também adorava usar músicas e poesias na alfabetização, e no Cei então,é muito encantador, nossas crianças expressam muito mais as emoções.. é lindo! bjss

Postagens populares