Este espaço, é voltado para pessoas que queiram trocar idéias sobre educação de forma geral, reflexões e práticas que venham contribuir para nosso crescimento...
"Fale, e eu esquecerei; Ensine-me, e eu poderei lembrar; Envolva-me, e eu aprenderei." ( Benjamin Franklin

domingo, 17 de março de 2013

Planejar e Registrar na Educação Infantil. Reflexões

Tenho recebido várias solicitações sobre sugestões de atividades artísticas para nossos bebês.
 Diante disto penso que, antes de qualquer ação, temos que fazer reflexões sobre o que temos como meta pra o desenvolvimento das crianças.
Planejar nossas ações não deve ser uma obrigação "burrocrática", mas uma forma de nortear, criar e organizar nosso trabalho.(Vasconcellos, 1995)

_ Com que intencionalidade vou realizar a atividade?
_A atividade é significativa para a Criança?  Tem novos desafios?
_Contempla a especificidade da faixa etária/grupo?
_Como , quando, e onde vamos realizar?
_Quais as estratégias para a ação?
_A atividade é funcional? Atinge as expectativas de aprendizagem?
_As crianças demonstram prazer ao realizar esse tipo de atividade?
_ Terei apoio de pessoal e material para a realização da atividade em tempo hábil? Considere o tempo de cada crianças.

Tão importante quanto refletir antes a aplicação da atividade, é refletir após.
A observação e registro são as formas ideais de avaliação na educação infantil e devem  fazer parte da rotina do educador.
O registro ainda é alvo de dúvidas, incertezas e possibilidades para o educador e, para mim, a sistematização das minhas observações e registros vão além do relatório escrito, (que também é importante).
O que fazemos em casa fotografando todo momento, encantador ou não  nossos filhos, sobrinhos, netinhos etc, é a melhor forma nos tempos atuais de acompanharmos os avanços da criança.
A filmagem também é ótima opção, e através da visualização das fotos e vídeos podemos perceber avanços que muitas vezes não conseguimos detectar durante a aplicação da atividade, já que estamos diretamente envolvidos na realização.
Durante a atividade estamos focados em realiza-lá de maneira prazerosa e segura para todos, e por isso não conseguimos neste instante,ter o olhar avaliativo.

Sugestão;
Use um bom tripé pra realizar as filmagens, coloque a filmadora estrategicamente num local que consiga visualizar todos durante a atividade. Ter uma pessoa durante a atividade filmando as ações pode inibir tanto os adultos envolvidos quanto as crianças, e o objetivo da filmagem é ter a possibilidade de analisar a situação de forma mais real possível.

Portanto filmar e fotografar nos possibilita de forma muito rica e fiel registrar mais detalhadamente e  avaliar se as expectativas de aprendizagem que nos propusemos foi atingida.

Referencial bibliográfico;
_Vasconcellos, Celso S. Processo de Mudança da Prática Educacional. São Paulo: Libertad, 1997
_Machado, Maria Lucia de A.- Educação Infantil e currículo; A especifidade do projeto educacional e pedagógico para creches e pré- escolas.

Postagens populares