Este espaço, é voltado para pessoas que queiram trocar idéias sobre educação de forma geral, reflexões e práticas que venham contribuir para nosso crescimento...
"Fale, e eu esquecerei; Ensine-me, e eu poderei lembrar; Envolva-me, e eu aprenderei." ( Benjamin Franklin

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Bons sonhos...


A hora do soninho está inserida na rotina de qualquer bebê, e dentro das instituições infantis esse processo não poderia deixar de existir.


Bebês precisam de muito mais horas de sono que um adulto, e por isso a importância das sonecas durante o dia.

Durante o sono, nosso organismo produz um hormônio chamado Growth Hormane, conhecido como GH, que é essencial para o crescimento de ossos e músculos. Logo, quando nossas avós diziam que a criança precisa dormir para crescer, estavam mais uma vez corretas, pois este é um fato cientificamente comprovado.

Hoje estou aqui pra falar da hora do soninho dentro dos CEIs.

A proposta é a de respeitar o ritimo biológico de cada criança e ao mesmo tempo propor um momento de descanso para que o organismo possa realizar melhor o metabolismo dos alimentos e manter o apetite em equilíbrio (reparem como os bebês e crianças pequenas, se alimentam antes de dormir e acordam ansiosos pelo momento de lactação), para evitar fadiga, para a reposição de energia, ajudando no crescimento e também na fixação e entendimento dos conceitos aprendidos, além de ser uma necessidade fisiológica, as vezes mais intensa para uns e menos para outros. Enfim essa pausa se faz necessária.

O dormir não deve ser uma imposição, porém devemos trabalhar com a criança de modo que absorva a necessidade do descanso, mesmo que ainda não se comunique com a fala formal. Não se trata de fazer a criança dormir, e sim ensiná-la que dormir ou descansar  faz bem  e é gostoso.
Diante destas informações é hora de colocar em prática este momento tão importante  na rotina das crianças.

Através de estudos, pesquisas e vivências, percebo que algumas atitudes podem facilitar tanto para a criança, quanto para o professor que, o momento do soninho aconteça da forma mais natural possível:

 * Local adequado.  Um ambiente aconchegante, com luminosidade reduzida, colchões  com livre acesso para a criança deitar ou levantar (antes de engatinhar, faz-se necessário um berço adequado), roupas de cama limpas e até mesmo uma musiquinha em som instrumental num volume bem baixinho que também ajuda a criança a relaxar antes de adormecer. E segundo  Damaris Maranhão, formadora do Instituto Avisa Lá,Em São Paulo, "A área pode ser separada da sala de atividades, por um vidro para possibilitar a supervisão constante." " O local não precisa ser usado somente para esse fim, mas tem de estar sempre disponível para quem quiser descansar." Façamos então nossas adaptações, transformamos  nossa sala de atividades nos momentos do sono,  retirando tudo que faça uma poluição visual inadequada para o sono.
*Manter rotina no horário do sono. Isso ajuda muito, pois a criança pequena necessita saber o que vai acontecer depois, ter conhecimento prévio de uma programação diária, assim sabe o que esperar e tem maiores chances de adormecer, e isso lhe dá segurança para passar o dia, seja na escola ou em casa, portanto ter um horário fixo pra que o momento do descanso aconteça faz parte do equilíbrio emocional da criança.
*Oferecer um objeto de estimação. Chupetas, fraldinhas, bichinhos de pelúcia, travesseiro, são ótimos para aconchegar a criança (quem não tem seu pijama, seu travesseiro ou sua coberta preferida, que te faz dormir melhor? Até trocar o lado da cama nos incomoda para dormir. Imaginem um bebê?) Como vimos no artigo sobre Os sentidos, os bebês tem um excelente olfato, e nada melhor que sentir o cheirinho de seus pertences, que os remetem a boas lembranças para que adormeçam com tranquilidade.
*Deixar a criança pegar no sono sozinha. Isso com bebezinhos é mais difícil, então se preciso for deite-se com ele em colchonetes até adormecerem, mas de modo geral, o ideal é que adormeçam sozinhos.O ideal seria deitá-los antes de terem dormido, ainda sonolentos , porém acordados, assim  na medida que forem crescendo não sentirão a necessidade de dormir na cama dos pais, ou até mesmo com tv ligada.

A especialista Jill Spivack, autora do um livro "The sleepeasy solution" que fala sobre como fazer crianças de até 5 anos dormirem bem  afirma: Quando ficam cansadas demais, têm dificuldades de pegar no sono e de dormir um sono tranquilo". 
Portanto cuidados e preparo para esse momento são tão imprescindíveis!

Postagem republicada

O PRAZER DE CONTAR HISTÓRIAS PARA BEBÊS.



Incentivar o comportamento leitor desde o berçário é uma das habilidades requisitadas ao professor de CEI, ou seja, devemos despertar o desejo da criança pelo livro. E contar histórias é uma rica fonte de prazer para quem ouve e também para quem conta...

Leitura ou contação de histórias?

São recursos distintos, e é importante conhecer as características de cada uma destas atividades para obter sucesso durante a prática.

Leitura de Histórias é basicamente "ler como está escrito", com as palavras do livro, valorizar a linguagem literária a partir de como o autor escreveu o texto. É muito bom para a apresentação do autor, ilustrador, o contato com as letras, e para mostrar concretamente de onde vem tal história.

Na Contação de Histórias, podemos improvisar, agregar elementos, sem modificar o enredo do texto claro, mas fantasiar enriquecendo o momento da contação...

O contador de histórias, diferentemente do leitor de histórias, tem a flexibilização da palavra, e é com o poder da narrativa que ele vai encantar quem o ouve....



As histórias favorecem o imaginário e para isso o ambiente tem que ser organizado intencionalmente pelo contador, deve ser um ambiente calmo, acolhedor, sem interferências sonoras, um lugar onde as crianças podem ter a atenção voltada para a História e para o Contador de Histórias afinal, as histórias exigem concentração, atenção, e ensinam nas entrelinhas, despertando a criatividade e proporcionando a vivência da imaginação

Para trazer a escuta literária aos meus alunos, que este ano são do Berçário I, trago algumas dicas de leitura:

- para começar, crie o ambiente propício, e diga 3 palavrinhas mágicas: "Era uma vez.... "

-desligue-se do seu mundo adulto e conecte-se ao mundo dos bebês;

-ao inserir objetos na contação, opte por objetos simples e coloridos

- use livros com figuras grandes e coloridas, estes estimulam também a percepção visual

-cuidado com a postura e vícios de linguagens (aí, né, sabe? então...)

-olhe para todos, passe emoção no olhar

-Nunca obrigue a criança a ouvir uma história que ela não quer ouvir

-Ter propriedade e entendimento do que irá contar, temos que estar seguro do que vamos contar para dominar o interesse do ouvinte para que permaneçam concentrados na história...



Sugestões de livros, histórias e contos para os bebês:


Balde de Chupetas

Bia Hetzel E Mariana Massarini

Editora Manati

Joca adora sua chupeta. Ele a chama de "pepeta". Desde neném Joca dorme pepeteando, agarrado com o soninho.(...)Mas Joca cresceu... E meninão não usa chupeta não!
Nesse livro que tem vocabulário e imagens simples que falam diretamente ao coração das crianças, as autoras tratam com carinho desta questão delicada, propondo uma solução divertida e criativa para o primeiro dilema da vida de muitos pequenos.





Uma Joaninha Diferente.

Regina Célia Melo

Editora Paulinas

Ela nasceu uma joaninha, mas não tinha bolinhas. Sendo assim, ninguém dava bolas pra ela. Pior, por não a reconhecerem como joaninha, suas "colegas" decidem expulsá-la do jardim... Sim, mesmo inocentes joaninhas, aparentemente tão frágeis, podem ser cruéis, às vezes.
Mas, o que fazer se ela se sentia uma joaninha, mesmo sem as tais bolinhas que todas as outras tinham? Comprar uma capa de bolinhas para se disfarçar, ou sumir de vez do reino das joaninhas? Ela decidiu ficar por ali mesmo, fingir que não eram para ela aqueles olhares atravessados e a indiferença das colegas; continuar sua vida de joaninha sem bolinhas, sem dar importância ao que as outras joaninhas pensavam ou diziam. O problema é que, ali, reunidas, elas tinham decidido expulsá-la...
O que fazer quando se é o que não aparenta ser? Ou não é o que aparenta ser? Uma joaninha diferente..., de Regina Célia Melo, mostra que uma diferença, por menor que seja, pode ser um peso insuportável, trazer dor e sentimentos de frustração para quem a vive. Como será que nossa joaninha sem bolinhas vai resolver esse impasse? Só lendo para descobrir.



Com medo do escuro.

Ciranda Cultural
É lindo ...
Todos os ursos-polares estão reunidos para receber a Lua Nova... Todos, exceto um.
A pobre ursinha-polar Ursula, que tem muito medo do escuro.
E isso a faz perder toda diversão.
Será que alguém vai ajudá-la a superar seus temores?


Feliz daquele que já teve a emoção de ter ao seu lado pessoas amadas que lhe dirigisse a palavra para contar histórias e encantar seus mais lindos sonhos...


Deixe registrada suas experiencias com as crianças, compartilhar faz bem!!

Postagem Republicada

Sugestão de atividades Artísticas para crianças pequenas.

Minha intenção era publicar sugestão de atividades por faixa etária, mas acredito ser conveniente ir pulicando as atividades sem essa divisão, assim cada um vai adequando para a maturidade de cada criança.

Pintura com barbante.

material: barbante em  pedaços, tinta e papel
Despeje um pouco de tinta num pratinho descartável, quanto mais variedade de cores, mais atrativa a atividade.
 Distribua um pedaço de barbante para cada criança, tem que ser um tamanho suficiente para que a criança consiga segurar e molhar na tinta, ela deverá sujar o barbante na tinta e ir batente e espalhando no papel construindo uma obra abstrata, fica lindo e eles adoram.
Obs: Uma boa variação para as crianças maiores é deixar cartolinas no chão e oferecer vários pedaços menores de barbante paras as crianças, que devem sujá-lo na tinta e de uma pequena distancia atirá-los na cartolina, deixe no lugar até secar.. também fica uma obra maravilhosa.

Textura com creme dental.

material: creme dental branco, anilina ou tinta,garfinhos descartáveis e papel ou tela
Coloque sobre o papel ou tela pingos do grame dental como se fosse na escova de dentes, em seguida coloque um pouquinho de anilina ou tinta por cima, mas em quantidade menor que a quantidade do creme dental. Agora é só entregar os garfinhos para que as crianças espalhem a mistura pela superfície.
Detalhe, quanto menos a tinta se misturar ao creme dental mais bonita fica a textura, a ideia é que o branco fie com riscos coloridos feitos pelos garfos.

Criando com Bolinhas de Gude.

material: caixa de papelão, papel, tintas coloridas e bolinhas de gude.
Coloque dentro da caixa de papelão a folha de papel que será pintada, espalhe um pouco de tinta colorida, coloque 1 ou 2 bolinhas de gude dentro da caixa.Agora é só balançar a caixa de um lado para o outro que a pintura vai aparecendo...



Cores, cheiros, texturas e sabores.

material: gelatina, água, papel e laminado prata.
Em recipientes separados despeje a gelatina, cada sabor num recipiente, vá colocando água aos poucos até formar uma pasta, faça tudo na frente das crianças, é interessante que vejam a transformação do pó em pasta, e cheiro que as gelatinas exalam também pode ser objeto de trabalho na questão do desenvolvimento da memoria olfativa. deixe que as crianças use as mãos para pintar o papel laminado, ofereça as gelatinas aleatoriamente para que escolham quais querem usar. É comum eles levarem a boca pois o cheiro é muito convidativo.. rsrs

Impressão de mão e pés.

material: Tinta e papel.
É interessante carimbar a mão e o pé de cada criança logo na primeira semana para que depois seja também registrada nas ultimas semanas de aula a mesma impressão de mãos e pés. Faça uma divisão na folha para colocar o antes e o depois. É bem interessante para que a criança possa visualizar como cresceu durante o ano. É ótima atividade para refletir no final do ano tudo que mudou na vida de cada um, pais filhos e professores, muito bom ara ser usado na reunião final como reflexão do crescimento de todos.
Espero ter colaborado, e logo volto com mais sugestões e de atividades artísticas
Amanhã volto com sugestões de criação de brinquedos, ok?   

Postagem republicada.

Postagens populares