Este espaço, é voltado para pessoas que queiram trocar idéias sobre educação de forma geral, reflexões e práticas que venham contribuir para nosso crescimento...
"Fale, e eu esquecerei; Ensine-me, e eu poderei lembrar; Envolva-me, e eu aprenderei." ( Benjamin Franklin

quarta-feira, 6 de março de 2013

Como trabalhar a Páscoa na Educação Infantil?

O sentido da Páscoa todos conhecemos, sabemos que  é um evento religioso Cristão, que celebra a ressurreição de Cristo, e que muito antes disso, a Páscoa anunciava o fim do inverno e a chegada da primavera representando a passagem de um tempo escuro e triste para um tempo iluminado como uma espécie de renascer.
É de nosso conhecimento também que nossa cultura  é de presentear as pessoa queridas nesta data com ovos de chocolate.
O Brasil é um dos maiores produtores de cacau do mundo, e a comercialização dos ovos de chocolate transformou o cacau em um produto muito lucrativo, e de alta movimentação financeira.
Eis a grande questão: Como trabalhar a Páscoa com nossos pequenos?

Como trabalhar a questão do coelho que produz ovos de chocolate?
Vamos cantar musiquinhas e fazer grandes orelhas sem falar nos valores da Páscoa?
Será que devemos cultivar a industrialização da Páscoa?
O que nossas crianças pensam sobre a Páscoa? Pensam no renascimento do Cristianismo ou no Ovo de Chocolate de seu personagem preferido que vem com um brinquedinho?
Quando fazemos campanhas em nossas escolas para comprar Ovos de Chocolate e entregamos as crianças na saída para que o ovo não quebre, que tipo de valores queremos ensinar?
E a questão da Fantasia, do mundo do Faz de conta, onde entra nesta história?



Afinal, qual é o papel do educador da educação infantil, e da escola em si na Páscoa?

Essas são algumas dúvidas que rondam, ou deveriam rondar, na cabeça de cada educador de crianças pequenas nesta época do ano.

Gostaria de ouvir os relatos e opiniões de quem pratica esta comemoração com os pequenos e também de Pais, Tios, Avós, enfim de todos que se preocupam com o mundo que queremos para nossas crianças...

Deixe seu comentário e até a próxima.

2 comentários:

Anônimo disse...

POSTEI UM COMENTÁRIO E FOI APAGADO
SE VC É DEMOCRÁTICA ASSIM ,IMAGINA COM AS CRIANÇAS LAMENTÁVEL

@jjchicoli disse...

estou com problemas na postagem de comentários, tem algumas pessoas dizendo que não estão conseguindo comentar.. Peço desculpas, mas não apaguei nada.. Por favor tente postar novamente, seu comentário é muito importante pra mim..

Postagens populares